Leitor Indica: A Marca de Uma Lágrima

Estreando mais uma sessão aqui no blog, onde um leitor, amigo ou blogueiro convidado, indica um livro para leitura, contando um pouquinho da sua história e dizendo por que vale a pena ler.

A convidada de hoje é uma pessoa muito querida, minha amiga há algum tempo e que tem o mesmo vício que eu.


Patrícia Branco Galvão, a Pati (ou Pantufa, pode chamar ela assim, ela gosta! Hehe) é gaúcha de Porto Alegre, tem 20 anos, é estudante de direito, tem um personalidade forte, é super sincera e viciada em livros. E hoje, ela escreveu um pouquinho sobre o livro ‘A Marca de uma Lágrima’ do autor Pedro Bandeira e convida você a conhecer essa história.


A Marca de Uma Lágrima


“Com o amor no coração...e com a morte na alma.”


Isabel se acha feia. Será mesmo? Feia ou não, é uma garota genial que acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor.
A morte da diretora da escola – terá sido mesmo suicídio? – vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano...






O autor, Pedro Bandeira, é bastante conhecido pelos livros direcionados a fase infanto-juvenil e também pela saga denominada “Os Karas”, no entanto, de todos os livros que já li dele, esse foi o que mais me agradou. Não sei dizer o motivo exato, poderia ser pelo romance em si, ou pelos desencontros e confusões. Talvez seja o jeito da personagem principal, ou a forma como ela age perante todas as conspirações do destino, tão comum na vida de todo adolescente, ou até mesmo a paixão platônica que dá início a todo o desenrolar da trama. Realmente não sei o que me prendeu tanto a essa história, mas sei que ela me conquistou de uma forma única.
Qual garota nunca se achou feia? Nem que fosse sozinha, em frente ao espelho, por um único instante antes de uma festa, ou antes de ir para a escola, principalmente no primeiro dia de aula. Talvez gorda, mesmo estando no peso ideal e com todos lhe falando isso sem parar? Inferior as outras, mesmo sendo superior em todos os sentidos? Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém que abra nossos olhos, que mude a nossa forma de olhar para nós mesmos, que nos dê uma sacudida geral. Bem, nesse livro se encontra isso. Isabel, a personagem principal, passa por todos esses dramas da adolescência, que em alguns casos se estendem até a vida adulta. A jovem se desdobra ao máximo para ajudar à amiga (Rosana) a se envolver ainda mais com seu primo (Cristiano), a quem ela julga ser seu grande e eterno amor, enquanto isso, Fernando aparece na história para ajudá-la a superar todos os problemas que a cercam – acabando por se envolver em alguns – e a achar a si mesma, no mar de confusões e incertezas que a própria Isabel criou em volta de si.
O livro é pequeno, daqueles que você pega e lê em uma tarde com uma facilidade que sobra, no entanto ele é tão envolvente que, no momento em que se começa a lê-lo, se esquece do resto. Só lendo para se entender o que eu quero dizer. É um romance puro, daqueles que normalmente pensamos só existir em livros, filmes ou séries, mas que existe por ai com mais freqüência do que se espera. Para quem gosta de ler e quer algo rápido e apaixonante, eu recomendo, até mesmo porque nesse livro há alguns poemas maravilhosos, que muitas vezes falam exatamente aquilo que sentimos, ou que um dia viemos a sentir.
E o motivo do nome? Bem, isso eu não posso contar, estragaria todo o “mistério”, mas posso dizer que é uma forma bastante interessante de se demonstrar um sentimento para o outro, mesmo que o outro não venha a perceber.


Eu ainda não conhecia a história e desde que a Pati me contou fiquei super interessada, mas ainda não tive oportunidade. E então gostaram?








0 comentários:

Postar um comentário